Skip to content
5 de Janeiro de 2012 / Sofia Ferreira

Kodak pode estar à beira da falência

A Kodak, uma das principais empresas de equipamentos fotográficos da história, fabricante da primeira câmara a utilizar filme de rolo e também a primeira câmara de fole dobrável, pode estar prestes a declarar falência.
Segundo uma notícia publicada no site do jornal Wall Street Journal na passada quarta-feira, dia 4 de Janeiro de 2012, há um problema com patentes que poderiam causar um rombo de 1 bilhão de dólares e uma alternativa seria a venda das mais de 1000 patentes que a empresa detém.
A crise na Kodak não é recente. Desde a década de 1990 que a empresa sofre pela procura acelerada por câmaras digitais e a baixa demanda por filmes fotográficos e câmaras analógicas, obrigando a empresa a investir em novas tecnologias. Ironicamente, a empresa foi responsável também pela criação da primeira câmara SLR digital, a Kodak DCS 100, em 1991.

Em Setembro de 2011 a ameaça de falência já assombrava os accionistas da empresa. Enquanto uma única acção valia 90 dólares em 1997, o ano passado chegou a 64 centavos. As acções da empresa caíram após ser divulgada a notícia de que a companhia contratou os serviços da firma de advogados Jones Day, especializada em processos de reestruturação.
Em Novembro a empresa vendeu a sua tecnologia de sensor de imagem (ISS) a uma empresa de capital privado chamada Platinum Equity. Em Dezembro foi feita uma reestruturação e uma divisão com 194 anos de existência que fabricava gelatina também foi vendida. Após as mudanças, as acções chegaram a subir 20%, mas os valores actuais não têm superado 1 dólar e caso a Kodak não consiga aumentar o valor de suas acções no prazo de seis meses, poderá ser excluída da Bolsa de Nova York.

Sofia Ferreira
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: